Segundo dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica) mais de 1 milhão de brasileiros já usufruem da energia solar. 76,6% deste número são residências, 13,4% são comércios e serviços, 7,6% correspondem a produtores rurais, 2,1% de indústrias, 0,3% do poder público, outros tipos de serviços públicos com mais 0,3% e 0,01% da iluminação pública.
Estes números não poderiam ser diferentes, tendo em vista as diversas vantagens da produção de energia renovável e grande economia que o sistema proporciona.
A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e que possui menor impacto ambiental. Com a crise hídrica se agravando no mundo e o aumento da consciência ecológica, consumidores passam a investir na fonte renovável de energia que garante também maior economia financeira apesar do investimento inicial.
Um sistema de menor tamanho por exemplo, pode custar a partir de R$13.000,00 e economizar mais de 90% de energia, com uma durabilidade de 20 a 25 anos. Em média o investimento em energia solar é recuperado em 5 anos.
O uso de fontes renováveis e limpas, como a energia solar, traz um alívio para os reservatórios hidrelétricos do mundo todo e termelétricas fósseis, caras e poluentes, existentes principalmente no Brasil. É tempo de usar a energia renovável do sol para diversificar a oferta, reduzir custos e poupar a exploração dos recursos do nosso meio ambiente, proporcionando mais equilíbrio e uma extração consciente.