Você sabia que toda a energia que usamos vem do sol?

Você provavelmente sabe que isso é verdade para os painéis solares, mas o sol também é a fonte final para energia gerada por vento, água e combustíveis fósseis.

 

Funciona assim:

O calor do sol impulsiona as correntes de ar e o ciclo da água que giram as turbinas eólicas e hidrelétricas de energia.

Enquanto isso, os raios do sol também crescem as plantas que acabam se tornando madeira, carvão e gás.

E se pudéssemos cortar o intermediário para abrir o caminho mais direto entre o sol e a energia que usamos todos os dias?

 

Vamos dar um passo atrás para que possamos entender o verdadeiro poder e potencial do sol.

O sol é uma esfera enorme e flamejante de gases, 330 mil vezes mais massiva que a Terra.

Em seu núcleo, o sol tem 27 milhões de graus Fahrenheit, o que é 60 mil vezes o temperatura do seu forno quando você assa uma pizza! O sol emite MUITA energia para o espaço na forma de calor e luz, chamada energia solar.

Se pudéssemos capturar toda a energia solar que atinge a superfície da Terra, poderíamos operar continuamente uma televisão de 25 polegadas em cada metro quadrado da Terra e ainda ter muita energia sobrando!

 

No momento, não estamos usando toda essa energia, em vez disso, contamos principalmente com carvão, petróleo, gás e outras fontes. Mas essas fontes não são renováveis, o que significa que acabarão por se esgotar.

 

Na verdade, se continuarmos usando esses recursos não renováveis ​​na taxa que estamos agora, podemos utilizar todo o petróleo e o gás nos próximos 50 ou mais anos e o carvão nos próximos 115 anos.

 

O problema não apenas esses recursos não renováveis ​ se esgotarem, mas também a poluição no nosso planeta e contribuição para as mudanças climáticas.

A energia do sol, por outro lado, não “se esgotará” nos próximos 5 bilhões de anos. Isso o torna um recurso renovável.

 

Outros recursos renováveis ​​como vento e água também podem nos fornecer energia. Mas mesmo toda a energia que podemos obter de todas essas fontes somadas é ainda menos de 1 por cento da energia solar que chega à Terra !!

 

É claro que o potencial da energia solar supera maciçamente seus concorrentes.

 

E como exatamente aproveitamos a energia solar?

 

Os painéis solares convertem diretamente a luz do sol em eletricidade utilizável usando materiais especiais, como o silício. Outra forma de aproveitar a energia solar é por meio de um processo chamado energia solar concentrada, que usa milhares de espelhos para refletir a luz do sol em uma torre.

 

O calor captado na torre faz o vapor que flui através de uma turbina a vapor, que gera eletricidade.

 

Mas embora tenhamos essas tecnologias promissoras para capturar energia solar, ainda existem muitos desafios com o uso de energia solar em grande escala.

 

Por exemplo, a quantidade de energia solar que podemos aproveitar pode mudar com base no local e Tempo. Algumas partes do mundo recebem muito mais sol do que outras, painéis solares no deserto  do Saara produzirá mais energia do que os de Seattle.

 

Mas mesmo nos lugares mais ensolarados, a luz do sol ainda não é constante. A mudança das estações, o ciclo do dia para a noite e até as nuvens no céu podem reduzir a quantidade de energia disponível.

 

Para tornar a energia solar utilizável quando e onde estiver menos disponível, precisamos melhorar sistemas de armazenamento e transmissão de energia.

 

Acima de tudo, também precisamos tornar as tecnologias solares mais eficientes e menos caras. Atualmente, menos de 1% de toda a energia produzida e utilizada no Brasil vem da energia solar.

 

Mas à medida que mais pesquisadores, cidadãos, empresários e agências governamentais estão reconhecendo seu incrível potencial, estamos nos aproximando de uma sociedade movida a energia solar a cada dia. Quanto mais avançamos no uso da energia solar, mais brilhante nosso futuro pode ser!